Errol Flynn Galeria de Arte Expõe Pinturas de Leo Brizola em BH

Exposição de artista plástico mineiro apresenta telas, a óleo e acrílica em diversos tamanhos, a partir do dia 25/04.

    • Por Rodrigo Adão

A Errol Flynn Galeria de Arte abre a exclusiva Exposição “Leo Brizola – Pinturas”, a partir do dia 25 de abril, de 9h às 19h, em Belo Horizonte. A mostra individual reúne mais de 40 telas, a óleo e acrílica em diversas medidas, produzidas nos últimos cinco anos, marcando o retorno do artista ao óleo sobre tela, técnica que o atraiu no início de sua carreira há 40 anos e, que, posteriormente, nos Anos 80, ele trocou pela tinta acrílica.

As obras de Leo Brizola exibem características marcantes, como a estranheza, representada pela oposição entre o real - ainda que não a realidade diária - e criaturas inventadas. O crítico de arte Olívio Tavares classifica a produção artística como “culta, erudita e supratemporal”. A partir de uma visão mais pessimista, é retratado o desassossego, a ansiedade e as incoerências de nossos tempos e também os desassossegos e demônios individuais do próprio artista”, observa.

As obras também apresentam instigantes traços mitológicos sobre diferentes culturas. Segundo o especialista Enock Sacramento, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, a investigação é enriquecida por uma reflexão sobre a atualidade desses mitos e por uma pesquisa de formas, cores, ritmos e luzes que apresentam interesse específico no que diz respeito à fatura artística.

Brizola explica que as peças selecionadas apresentam forte influência de pinturas holandesas do Século XVII, como por exemplo, do artista Johannes Vermeer, período em que eram produzidas obras representativas do dia-a-dia, focadas na burguesia. “As telas não são releituras de obras passadas. Retratei o que vivo, o que penso, sinto e observo sobre o mundo”, afirma. Ele avaliou que a arte é uma herança e tem que ter um compromisso político. “A minha pintura é um testemunho do tempo que vivi e, em alguns anos, será um meio para reflexão histórica sobre o passado, assim como nós fazemos, agora, com as pinturas de grandes artistas de outras épocas”.

A mostra é aberta ao público e pode ser conferida de 25 de abril a 12 de maio, de 9h às 19h, de segunda a sexta, e, de 9h às 13h, aos sábados.

 

SERVIÇO

Data: 25/4 a 12/5

Local: Errol Flynn Galeria de Arte (Rua Alagoas, 977 – Savassi, Belo Horizonte).

Informações: (31) 3318-3830 e www.errol.com.br.